quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Brasileirão 2007, sucesso de público.


Nem o título indiscutível do São Paulo, a reação empolgante do Flamengo ou a histórica queda do Corinthians para a Segunda Divisão. O ponto alto do Brasileirão 2007 foi a participação dos torcedores. Por todo o Brasil, a galera lotou estádios, colocou a criatividade em prática e embalou cantos de apoio aos clubes. São músicas que deixam a rivalidade de lado, sem ofensas e xingamentos.
No Rio, só dá Mengão
Em todo o campeonato, ninguém lotou mais o estádio que os torcedores do Flamengo. De time ameaçado pelo rebaixamento até a realização dos Jogos Pan-Americanos do Rio, o Rubro-Negro engatou a primeira, acionou o turbo e foi buscar o terceiro lugar na tabela e uma das quatro vagas na
Libertadores 2008. Mas a escalada não teria a mesma força sem o combustível chamado Nação rubro-negra. Rodada a rodada, ela pulverizou recordes e mais recordes. Dos dez maiores públicos do campeonato, os rubro-negros têm oito. O maior deles alcançado no último jogo da equipe no Maracanã, em 25 de novembro: 82.044 pagantes. E a união de tanta gente só poderia resultar em espetáculo. Na campanha, surgiu o Tema da Vitória do Flamengo. A letra da música ganhou os telões do Maraca e caiu no gosto popular (assista ao vídeo acima).
Em São Paulo, o pentacampeão é quem manda

Os tricolores bem que tentaram, mas não conseguiram bater os rubro-negros nas arquibancadas. O clube ficou em segundo na estatística de público em seus domínios. Em 18 jogos, foram 515.204. Dos dez maiores púbilcos do campeonato nacional, dois foram de jogos do São Paulo no Morumbi. Um deles é inesquecível. Em 31 de outubro, 69.874 pagantes viram o time vencer o América-RN por 3 a 0 e conquistar o título na 34ª rodada. Nas arquibancadas, uma festa que remete aos jogos da Libertadores, competição com a qual os são-paulinos se identificam muito (assista ao vídeo ao lado).
O rugido do Leão fica mais forte
A volta do
Sport à Primeira Divisão em 2007 brindou o Brasileirão com a força e a beleza da torcida nordestina. Na Ilha do Retiro, o Leão levou 495.336 pessoas em 19 jogos. É o terceiro maior público do campeonato e, apesar do time não ter conquistado a vaga na Sul-Americana, os rubro-negros fanáticos do Recife fizeram um bonito espetáculo.
De volta à Cidade Maravilhosa

As torcidas de
Botafogo, Vasco e Fluminense também incentivaram os times com belas trilhas sonoras. Os alvinegros de General Severiano, inspirados na torcida Porto (POR), se destacaram com o hino "E niguém cala". A canção ganhou destaque com o excelente início de Brasileirão, quando a equipe liderou por 17 rodadas. (assista ao vídeo ao lado).

Muitos motivos para cantar
Campeão da Copa do Brasil, classificado para a Libertadores e muito bem colocado no Brasileirão. Com tantas boas notícias, a torcida do Fluminense só teve razões para comemorar em 2007. A torcida Legião Tricolor conseguiu resgatar a beleza e a tradição que marcou época na década 60 e 70, especialmente com as bandeiras e bobinas. A organizada se inspirou em uma das canções do Panathinaikos da Grécia, Horto Mágico: “vamos Fluzão, vamos ganhar, eu sou do time tantas vezes campeão...”
(clique aqui e assista ao vídeo).
Ferve o caldeirão

O bom desempenho do Vasco nos jogos disputados em São Januário mostra a força da torcida. Para incentivar Leandro Amaral e Cia., os torcedores foram buscar inspiração na época da maior conquista da história do clube: a Libertadores de 1998. A música criada pela torcida lembra a partida antológica disputada contra o River Plate (ARG), em 22 de julho daquele ano, com destaque para o gol do ídolo Juninho Pernambucano (assista ao vídeo ao lado).



Bando de loucos, mas tristes

Uma agonia que terminou em lamento. A Fiel tentou de todas as formas, mas não foi capaz de impedir o rebaixamento do Corinthians para a Série B. O grito "Bando de loucos" foi muito ouvido no Brasileirão, especialmente nas últimas rodadas.A tristeza corintiana com o descenso é imensa, mas a parceria de amor e dedicação promete ser capaz de superar os maiores obstáculos da próxima temporada.

Nenhum comentário: